sábado, 7 de maio de 2011

Encontro com um velho amigo...

Na quarta a noite estive no Colégio Modelo e encontrei Reizinho (de batismo, Renaildo Pereira), depois de meses sem nos vermos (porque embora duvidem os da metrópole, por aqui também corremos e trabalhamos muito...rsrs). Fui tomada de uma felicidade repentina por seus relatos de que finalmente terminara o documentário "Do Buriti a Pintada",mostrando fatos reais vividos por Carlos Lamarca e Zequinha em seus capítulos finais, em Brotas de Macaúbas, nos idos da ditadura militar. Apesar de ser uma história já contada, trás a tona detalhes novos, que não estão escritos nos anais da história. Enquanto ele narra a sua saga, volto no tempo e lembro-me de quando o conheci, no iniciozinho da minha adolescência, ele, um pouco mais velho. Passava parte do tempo na banca de revistas da sua família, na Praça Ives de Oliveira. Jarbas, Neto de Vital, Thesco, Humberto, eram algumas figuras que sempre encontrávamos por ali, discutindo literatura, música, poesia... Embora eles talvez não saibam, aprendi muito nas poucas horas em que me dispunha a estar ali. Recordo-me de uma fita cassete tomada de um deles, com músicas como Terra (de Caetano), Penas do Tiê (na voz de Nara Leão) e outras tantas...Hoje, historiador, parece ter tirado um peso dos ombros, ao contribuir com a elucidação de fatos que falam de um passado ainda permeado por cenas obscuras, através de um árduo trabalho de pesquisa e dedicação.
Me diz que se interessou pelo tema em 2002, quando pensava no mestrado. Ao ouvir algumas pessoas em Brotas, acabou inadvertidamente (rsrs) apaixonando-se pela trama. De lá para cá, viveu uma perfeita gestação, com direito a todos os incômodos, expectativas e ansiedades que esta lhe reservara. O sonho tomou forma, em corpo e alma... Sua causa e sua persistência foi arrebanhando parceiros. Na esfera pública, privada e na sociedade civil organizada. Atualmente, documentário pronto, Reizinho me confessa que este superou as suas expectativas e que a agonia interior, transformou-se em êxtase! Promete dividi-lo conosco, em breve, nas exibições que acontecerão aqui, em Brotas de Macaúbas e região...
A ele, minhas saudações Ibotiramenses, por ser um irmão aqui das bandas do Velho Chico que só reafirma o seu talento... Merecida, portanto, a concretude dos seus planos...
P.S. Para quem conhece a letra da música de Reizinho, Moleque de Beira de Rio, fica um trecho para homenageá-lo "prá ele basta saber que há estradas, tanto quanto estrelas há. Prá ele basta saber que é menino e que sabe voar, ele pode voar..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário