segunda-feira, 13 de junho de 2011


Hoje é dia de Santo Antonio...

Já teve uma época em que várias casas aqui da cidade celebravam novena ao Santo casamenteiro. Ou o povo era mais religioso, ou as moças andavam encalhadas, ou hoje ninguém quer mais saber de casamento... Nos últimos anos, apenas Dona Angélica, ali da rua primeiro de janeiro, tem mantido a tradição. Eu admiro muito essa devoção aos santos... Antonio, João e Pedro, quando o ano se reparte ao meio; São Sebastião, em tons vermelhos, quando o ano se inicia; Santa Rita, no mês das noivas; e tantos outros... Eu não sou devota de nenhum santo. Nem sei responder porque. Ou talvez porque os meus santos sejam de carne e osso. Quando eu morava em Nazaré, em Salvador, um senhor de meia idade, saía todos os dias a noite, prá vender cafezinho e só retornava às madrugadas. Conheci ainda na capital, uma mulher tão temente a Deus, que parecia que cada palavra que ela dizia era santificada. Uma senhora que mora próximo a minha rua, criou seus nove filhos sozinha, com pouquíssimos recursos e em extrema dificuldade, e hoje todos são homens de bem...Essas e outras pessoas tem uma aura de santidade quando as vejo... São provas vivas de que tem um contato mais íntimo com o criador... Mas isso não quer dizer que desacredito dos santos que todo mundo acredita. Apenas que me extasio com os que vejo em meio a esse mundo, como se estivessem próximos aos céus!
Viva Santo Antonio,
São Pedro
e São João!

P. S. Na foto, procissão de São Sebastião. À frente do andor, adivinhe quem eram os anjos? Euzinha de vermelho e Orlamara, minha irmã, de branco. O procurador da festa foi Seu Enock Assis e me lembro de ter tomado o famoso café do procurador, na sua residência, ali na rua do INSS...

Um comentário:

  1. Legal.... eu estava lembrando quando era mais jóvem kkkk no dia de Santo Antônio D. Angélica fazia uma grande festa íamos todos pra lá rezar,paquerar... tinha comes e bebes era bom de +...infelizmente as tradições Religiosas , Cultarais estão desaparecendo temos que abrir os olhos em quanto é tempo..... vamos REVITALIZAR nossa tradições... Reginaldo Bello.

    ResponderExcluir