domingo, 20 de fevereiro de 2011

Cotidiano

Nas últimas vezes em que estive em Salvador, percebi que as pessoas tem sido cada vez mais intolerantes umas com as outras. Entro em um fila de banco, um homem simples parece se atrapalhar com a senha que a moça impaciente pede para digitar outra vez. A fila se agita. O homem transpira e olha prá trás. Fico penalizada, ouvindo sussuros ao fundo. Saio dali e entro em uma padaria. Uma mulher com uma criança no colo se atrapalha com a porta de vidro que dá acesso ao local. Duas outras jovens mulheres lhe olham com cara de poucos amigos, aguardando que ela se resolva, sem qualquer gesto de auxílio. Como se aquela fosse uma pedra no meio do seu dia atribulado. E assim fui observando as cenas cotidianas se repetirem. Penso que o acesso a informação cresceu absurdamente. A taxa de escolarização também cresceu. Mas os números pouco revelam a educação que temos praticado diariamente. E não creio que a tal correria seja justificativa plausível prá isso. Nosso egoísmo tem atingido proporções gigantescas! Nos graduamos, pós-graduamos, nos moldamos a linguagem globalizada, entramos na era tecnológica, percorremos redes de relacionamento e somos incapazes de olhar no olho do outro, só para não ter que oferecer ajuda, em ceninhas corriqueiras. E mais tarde em frente a TV, nas fúteis novelinhas globais, condenamos o mocinho pelos pecadinhos cometidos, vertemos lágrimas por qualquer historinha sensacionalista e tolamente acreditamos que fazemos a nossa parte...

5 comentários:

  1. Ah é assim mesmo...
    eu também sempre vejo isso, todo dia.
    Muito bem elaborado. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Velho isso é chato, mais as vezes agnt sem perdeber faz isso tamb !

    ResponderExcluir
  3. O homem é moldado por fora, nos padrões que a sociedade exige, mas se embrutece por dentro,ficando mais feroz que um Neanderthal!

    ResponderExcluir
  4. eu também estive lá por estes dias e concordo plenamente contigo.Que pena que esse mundo capitalistadeixa as pessoas assim.

    ResponderExcluir