terça-feira, 20 de setembro de 2011

De volta as lendas...





Talvez o ano fosse 1975, ou 76, não sei bem ao certo... Meu avô materno tinha uma pequena fazenda (segundo ele era uma fazenda) chamada Ponta da Serra, que ficava na estrada do Boqueirão. Até hoje a casa construída por ele resiste em frente a estrada. Os mesmos degraus que pareciam imensos para mim naquela época, agora já diminutos. As portas e janelas permanecem cerradas, como se alguém os abrisse, de repente, o mundo voltaria a ser como era antes... Iamos para lá de jipe, nos finais de semana. Engraçado como parece que quando me lembro do jipe, automaticamente me vem o brilho nos olhos do meu avô, ao volante... Da casa avistava-se uma serra, que a noite era como uma sombra solta no espaço. Em algumas noites, uma grande bola de fogo brilhava no céu... Subia e descia provocando um clarão. Diziam que era ouro enterrado. Encantado. Que era preciso ser muito corajoso para ir até onde a bola circulava, procurando em seu raio o tal ouro escondido e cavar a sua procura. Mas que aquele que ousasse procurá-lo, teria que enfrentar uma série de assombrações e fantasmas. Assim me contavam, enquanto os meus olhos atentos cresciam a luz de candeeiros. A sombra da noite parecia aumentar ainda mais o meu medo. Para mim, a bola brilhava mais do que a lua cheia e povoava os meus sonhos. Certa vez vi homens atirando em sua direção. E sonhei com bravos cavaleiros se atirando sob objetos reluzentes que caíam do céu... Não sei se a minha imaginação aumentava os fatos. Ou se o objeto circular era da magnitude que me lembro. Mas nunca soube de ninguém que enriquecera a custa dessa proeza. Ou nunca existiu homem de coragem suficiente. Ou existem caminhos menos árduos ou mais fáceis para somar riquezas. Ou não olhamos mais para o céu a cata de mistérios. De qualquer forma, é necessário voltar sempre a esse tempo e registrar. Enquanto ainda me resta essa capacidade de olhar para o céu de outrora...

P.S. Na foto, João Marcelo, cavando o chão, quem sabe um homem corajoso, a procura de um tesouro perdido....rsr...

Nenhum comentário:

Postar um comentário