domingo, 18 de setembro de 2011




Domingo na casa de tio Bé... Tanto tempo sem me reunir com a família embrião, que havia me esquecido o quanto faz bem, de vez em quando, olhar prás origens... O churrasco e a cervejinha fizeram pano de fundo prás histórias que já ouvi incontáveis vezes... em muitas delas, eu era a personagem principal. Historinhas da minha infância que espero ainda retratar por aqui...O fundo musical a lá Mera, com resgates do tempo das cavernas, foi como se me embalasse. Tantas músicas que me trouxeram a face de meu pai, em sua eterna boemia...Olhando Nalvinha lavando pratos sorridente, minha mãe e Tia Dó cantando, Marcelo desestressado, meus sobrinhos e filhos em festa, foi como estar ao pé do fogão de lenha da Velha Anália, apesar disso ter sido noutro tempo, noutro quintal. Tio Bé ali a minha frente, tão vivo em minhas lembranças... Lindo quando andava com as duas filhas de bicicleta pela cidade, quando estas tinhas três e cinco anos. July no quadro da bicicleta e Tacy na garupa. Uma branca e a outra morena. Uma Nalva e a outra Mera. Ele dizia que uma havia sido feita de dia e a outra de noite...rsrs... Pena não ter registrado em fotografia aquelas imagens da bicicleta. Lembro-me dele em Barreiras, Salvador, Ibotirama... Sempre a minha volta. Rindo ou provocando meu geniozinho de menina mimada e calunduzeira. Um pedaço grande de minha existência em suas piadas infindas... Me trouxe a cabeça esse trechinho que escrevi num dia distante, tentando traduzir a palavra família...
Ai, como ouço queixumes de ti!
Uns e outros requisitando atenções e mimos.
Mas quem dera houvesse harmonia em tudo o que há neste mundo!
E em dias assim
sinto-me parte e grata
por ter um laço que me prende
nessa imensidão...
Acima, uma foto de parte da família materna, em 2008, reunida na casa de Orla... E outra da formatura de Taci, entre Vovô e Bé, dormindo no final da festa...rsrs...

Um comentário:

  1. Coisa boa é família reunida!
    Eu gostava muito quando minha família se reunia: papo furado, histórias antigas, brincadeiras, risadas, harmonia... Pena que hoje não é mais assim.
    Atualmente, é muito difícil a família toda estar reunida. Raridade.
    Espero reunir todos novamente na minha formatura!

    ResponderExcluir