domingo, 20 de setembro de 2020

 



Antes que o dia termine...

eu quero chorar por todas as mulheres
que misturaram as suas lágrimas
ao sabão escorrendo no tanque
quando as tantas da madrugada
se sentiram sozinhas
e pensaram que não tinham mais perspectivas.

Eu quero chorar por todas aquelas
que silenciaram seus gemidos
quando as horas avançavam
porque não eram de prazer
e adormeceram em travesseiros molhados.

Antes que o dia chegue ao fim
eu quero chorar por todas aquelas mulheres
que continuaram submissas e violentadas
porque se sentiram impotentes.
E por todas que no auge da fragilidade
sentiram a dor das pedras que lhes foram atiradas.

Eu não quero que o dia finde
sem que eu pranteie por cada uma
que desistiu dos seus sonhos
que afogou seus desejos
que acorrentou os seus passos
a dores que só mulheres sabem e sentem.

Antes que esse dia se encerre
eu quero o choro primeiro
da menina rejeitada apenas por se fazer mulher
e quero o choro derradeiro
da mulher que se levantou
e seguiu sem olhar para trás.

Eu quero chorar pelas mulheres da família
pelas estranhas
e pelas conhecidas.
Por aquelas que não estão mais vivas
e pelas que seguem mortas, em vida.

Antes que caia a noite e o dia se despeça
eu quero chorar por todas nós
porque assim existimos
em dias que começam, terminam
recomeçam
em dores que de igual forma se iniciam
e se perpetuam
na sina crua de ser.

E depois do pranto,
ainda que ele se encerre na madrugada
eu seguirei mulher
tendo no meu peito
as muitas dores
lavadas.

(Tâmara Rossene)

Nenhum comentário:

Postar um comentário