sábado, 30 de agosto de 2014



A memória olfativa me desconcentrando... Cheiro de sabonete Francis me lembra a mudança pra Barreiras, aos quatro anos, a dor de uma vacina e o banho reconfortante de minha mãe. Quando eu vinha de Salvador para Ibotirama passar as férias e meus pais chegavam muitos dias mais tarde, para passar o Natal, eu era acordada com o aroma das maças, embrulhadas em papel lilás, que saltavam de dentro das malas. Cheiro de beiju e de escaldado de leite, lembra a minha avó Anália me rodeando. Perfume de Leite de Rosas, ao gesto de minha mãe, ao cair da noite, limpando a pele do rosto, com o frasco cor de rosa nas mãos. Cheiro de vinho, aos almoços de domingo, com o meu pai elogiando a sua Ricardina e nos arrancando sorrisos. Cheiro de Pimenta me lembra a comilança na gamela, junto com Orla e Cristina e aos meus gritos, devido a ardência. Alfazema me leva aos meus pequenos, em seus primeiros dias, aconchegados junto ao meu peito. E aí vou eu, com o aroma de uma colônia, do café fumegando em tardes infindas, de uma fruta da época, da terra molhada, espalhando o cheiro da chuva, do cheiro do pote de barro... Meu olfato viajando pelo tempo, misturando sensações, me trazendo pessoas, lugares. Numa trilha de aromas, minha história se desenrolando...

Nenhum comentário:

Postar um comentário