segunda-feira, 17 de junho de 2024

 Eu antes tinha como meta prá minha vida, uma cadeira giratória, numa sala refrigerada e a tranquilidade de um emprego estável. Depois de muito esforço, essa realidade chegou, junto com a mecânica dos papeis, no cotidiano burocrático e repetitivo. E eu me senti escrava desse cotidiano! Penso nisso observando, em pleno sertão, as barrigudas em flor. Fugindo a predominância da paisagem ressequida, a floresta de galhos secos, a caatinga que se estende, sem folhagem, em alguns pontos, a exuberância da árvore em contraponto. Sendo apenas ela, uma festa! Nesse ponto, fico pensando em como nos prendemos a ilusões. 

Porque depois de tudo o que eu vivi, se me perguntam o que eu queria viver no agora, eu respondo que eu queria estar sentada na sombra de uma barriguda florida. Porque onde tudo parece limitado, eu quero aprender a ser possibilidades... Como a explosão de galhos floridos, em plena seca do sertão!

Foto cedida pela querida índia catingueira, em Irecê - Bahia.


Mas apesar



segunda-feira, 10 de junho de 2024

 A minha mais recente descoberta é que não, eu não sou uma mulher corajosa. Aí vocês vão me atalhar dizendo: Mas você venceu um avc. Mais passou por tais e tais processos... É, eu sei. Mais a minha mais recente descoberta, é que a minha maior sombra é e sempre foi O MEDO! Desde quando diziam que eu era uma menina caluduzeira, desde quando me taxaram de melancólica, paranóica ou problemática. Desde quando eu não dei um basta. Desde sempre... E porque dizer isso agora? talvez porque talvez  haja esperança dos fantasmas sumirem quando a gente os enfrenta. Sabe Belchior? " foi por medo de avião, que eu segurei pela primeira vez, na sua mão..." Sem romantizar, se o medo pemanece, eu não me permito.

Mas, de, tantos talvez, a verdade mesmo é que eu quero me tornar essa  mulher que dizem por aí que eu sou. E prá mim o maior ato de coragem, é não me importar com os julgamentos e assumir a minha maior fraqueza: SIM, EU SOU MUITO MEDROSA! Só admitindo quem eu sou de verdade, chegarei além... 

Só assumindo, poderei me tornar verdadeiramente EU!